quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Eu creio, mas tenho dúvidas...


Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando;
porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Tiago 1:6

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!  Quem, pois, conheceu a mente do Senhor?
Rm 11:33

Eis um dos grandes problemas das religiões, as religiões pregam certezas. Sou religioso, mas não farei isso por aqui...
A primeira coisa que é importante entender é que certezas são prisões. Na minha adolescência eu tinha muitas certezas, a religião me trouxe elas. Tinha certeza da salvação da minha alma, tinha certeza que todos que não eram cristãos iriam queimar eternamente numa câmara de torturas criada por Deus. Eu vivia preso nesse mundo repleto de certezas em o qual a dúvida não era tolerada.

Durante muito tempo a religião usou a fé como sinônimo de certeza e fazia com que seus fiés absorvessem passivamente tudo que os líderes religiosos apontavam como a verdade divina, duvidar disso era sinônimo de fraqueza. Muitos conhecem os textos e a história que eu citei nos posts anteriores, no entanto o medo de ir de encontro às verdades pré-estabelecidas pelo discurso oficial das grandes igrejas cristãs os paralisam, os aprisionam.
Hoje em todo o Brasil igrejas usam dessa afirmação para explorar seus fiéis. São comuns apelos como: Exercite sua fé, dê tudo que você tem que Deus te devolverá em dobro.
Fé não é sinonimo de certeza, a palavra fé no original não é um substantivo como temos no português, mas sim um verbo, por isso as vezes fica difícil de entender. Fé é verbo é ação é atitude é movimento.

Fé é certeza na medida em que ela se baseia na experiência do sagrado. Mas ao mesmo tempo a fé é cheia de incertezas, uma vez que o infinito, para qual ela está orientada, é experimentado por um ser finito. Esse elemento de insegurança na fé não pode ser anulado; nós precisamos aceitá-lo. (...) A fé engloba a ambos: conhecimento direto, do qual provém a certeza, e incerteza. Aceitar os dois é ter coragem. É suportando corajosamente a incerteza que a fé demonstra mais fortemente o seu caráter dinâmico.
(Tillich)

Dito isto, tenha coragem, duvide, questione, não aceite as barbaridades que andam falando por aí em nome de Cristo. Só Deus é absoluto, fora isso tudo deve e pode ser relativizado, até mesmo as imagens que temos de Deus, as formas como vemos Deus, a forma como a igreja nos apresenta Deus.
Conversando com um tio meu ele me falou uma coisa que vou deixar por aqui: "Um mar que se compreende não passa de um aquário, um deus que se compreende não pode ser grande coisa."
Deus é como um pássaro selvagem, as certezas religiosas são como gaiolas que tentam aprisionar Deus. A dúvida é sempre um espaço vazio onde cabe inúmeras possibilidades. Aventure-se!

5 comentários:

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

"Fé não é sinonimo de certeza, a palavra fé no original não é um substantivo como temos no português, mas sim um verbo, por isso as vezes fica difícil de entender. Fé é verbo é ação é atitude é movimento."
Ameei esse trecho, me deixou mais segura qt ás minhas certezas.
E finaliza:
Deus é como um pássaro selvagem, as certezas religiosas são como gaiolas que tentam aprisionar Deus. A dúvida é sempre um espaço vazio onde cabe inúmeras possibilidades. Aventure-se!

É isso mesmo!
Por isso q eu amo esse Deus**

Messias Brito de Jesus disse...

Viva a dúvida, a incerteza, o não saber... Tudo isso nos faz humanos, e assim podemos repousar em Deus.
Não aceito ídolos, quero descansar no infinito, no incondicionado, no indizível, no mistério impenetrável. Deus é vento, sopro, espírito! O vento sopra aonde quer, ninguém sabe de onde vem ou para onde vai.
Louvado seja o "Eu Sou"!!!

Encaitarince disse...

Olá Marcos, primeiramente agradeço seu comentário e informações valiosas, conheço sobre o cristianismo no Haiti, por isso coloquei que apesar do cristianismo o vudo predomina naquele país. Apenas acredito que em um momento onde ter esperanças se torna quase que imposwsível acredito que a palavra de Deus reconfortaria muita gente.
http://conectadocomjesus.blogspot.com/

Ana disse...

A certeza é uma desgraça, mesmo!!! Pensar que se compreende algo integralmente é descartar os mistérios da complexidade de tudo, é limitar a Graça e a Vida! Seus textos estão muito bons Marquinhos!

Palico disse...

Então tudo que apreendemos tudo que nossa mente recebeu de conhecimento tudo que fizemos ao nosso irmão, foi em vão! Acho que a vida só tem sentido no que fazemos do nosso pensamento como nossas atitude ta certo !acho cada vez mais difícil ser um ser humano !tudo que ta escrito perde valor !somos jogado na vida a qualquer sorte!bah tem pessoas que vão a uma igreja só para completar seu dia.preencher as horas !